Movimento Escoteiro comemora cem anos com cerimônia no Interlegis

Da Redação | 20/04/2007, 13h24

Em comemoração ao centenário do movimento escoteiro, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançará, na próxima quinta-feira (26), selo postal em homenagem à data. O evento, marcado para as 10h, na sede do Programa Interlegis, contará com a participação da União Parlamentar Escoteira do Brasil (Upeb), de lideranças nacionais do Movimento, de jovens escoteiros, e terá a presença do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, membro da Upeb.

- A ocasião representa um relevante congraçamento entre a juventude escoteira e o Poder Legislativo - afirma o senador Flávio Arns (PT-PR), presidente da União Parlamentar.

Com ideologia suprapartidária, a Upeb foi criada em 1999, em Porto Alegre. A entidade congrega parlamentares brasileiros de todos os níveis do Poder Legislativo e visa prestar apoio ao movimento.O objetivo é incentivar o escotismo e multiplicar o número de escoteiros no país, que ainda é pequeno.

Fundado em 1907, pelo inglês Baden-Powell, o movimento escoteirotem como proposta o desenvolvimento juvenil através da prática da vida em equipe, do trabalho ao ar livre, e tem como objetivo fazer com que o jovem seja protagonista de seu crescimento. No Brasil, o escotismo foi introduzido por oficiais e praças da Marinha que estavam na Inglaterra no ano da criação do movimento. Em 1910, foi oficialmente fundado no Rio de Janeiro o Centro de Boys Scouts do Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: