Renato Casagrande faz relato dos trabalhos da Comissão das Mudanças Climáticas

Da Redação | 18/04/2007, 20h44

O senador Renato Casagrande (PSB-ES), relator da Comissão Mista Especial das Mudanças Climáticas, fez nesta quarta-feira (18) um relato dos trabalhos daquele colegiado. Depois de ouvir representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em reunião realizada na última terça-feira (17), os membros da comissão ampliaram sua visão sobre "um quadro que se anuncia sombrio", nas palavras do parlamentar.

Uma das previsões apresentadas no encontro é de que a elevação da temperatura na terra da ordem de 5,8 graus centígrados até 2100, conforme prevê um estudo da ONU, reduzirá a produção brasileira de grãos como arroz feijão, milho, soja, trigo, e ainda a produção de cana-de-açúcar em 70%.

- Isso é sinônimo de caos, na medida em que o mesmo efeito se abateria sobre outras regiões produtoras, reduzindo drasticamente a produção de comida no mundo - advertiu o senador.

Os senadores e deputados também foram informados da luta da Embrapa para liberar R$ 5 milhões do Orçamento da União para pesquisas, já que a verba se encontra contingenciada. Nos Estados Unidos, por exemplo, somente os recursos destinados a uma universidade por empresas interessadas em pesquisas sobre o etanol chegaram a US$ 500 milhões.

No próximo dia 7, a comissão fará uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Pará, em Belém.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: