Romero Jucá afirma que presidente Lula tem compromisso com Roraima
Da Redação | 13/04/2007, 13h57
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem compromisso de liberar recursos para obras e projetos em Roraima, independentemente das reivindicações feitas pelo governador do estado, Ottomar Pinto, em recente encontro no Palácio do Planalto.
Jucá fez questão de deixar claro que a pauta levada pelo governador ao presidente Lula é antiga e inclui pontos importantes para o desenvolvimento de Roraima, como a regulamentação fundiária e a importação de gasolina da Venezuela.
Em relação à regulamentação fundiária, Romero Jucá afirmou que as providências já foram definidas pelo presidente Lula e estão sendo implementadas por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Segundo o senador, o governo federal já liberou, também, R$ 25 milhões para a construção do novo aeroporto da capital do estado, Boa Vista, assim como R$ 75 milhões para obras de saneamento.
Segundo o líder do governo, também a demarcação das terras indígenas já foi completada, com a definição dos limites da Reserva Raposa Serra do Sol, no norte do estado, e a decisão de indenizar as famílias que foram retiradas dessas terras.
- Está na hora de se declarar, oficialmente, o fim desse processo, para dar segurança jurídica aos que queiram se instalar no estado para se dedicar a atividades econômicas, sem a preocupação de ter suas terras declaradas impróprias para aquela finalidade em momento posterior - destacou.
Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse ter recebido denúncias de contrabando de gasolina na fronteira com a Venezuela, tendo em vista que o produto é dez vezes mais barato naquele país do que no Brasil. Romero Jucá reconheceu que o intercâmbio com a Venezuela precisa ser regulamentado de maneira negociada, não somente em relação à gasolina, mas também no que diz respeito à madeira -o produto mais vendido pelo Brasil ao país vizinho.
Para Romero Jucá, é importante que deputados e senadores do estado juntem suas forças a fim de buscar a liberação de recursos federais para projetos e interesses de Roraima. Garantiu que, como líder do governo, tudo fará para ajudar nesse processo.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: