Parlamentares querem maior divulgação dos relatórios do IPCC sobre o aquecimento global

Da Redação | 12/04/2007, 12h35

Os senadores e deputados integrantes da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas, reunidos na manhã desta quinta-feira (12), decidiram providenciar a tradução e a posterior impressão de cópias dos dois relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) divulgados em fevereiro e abril deste ano. Os documentos alertam para os perigos resultantes do aquecimento global, causado pela ação do homem, e os efeitos desse aquecimento no meio ambiente, afetando a vida na Terra.

- É uma medida importante por causa da falta de informação sobre a situação do Brasil e da América Latina e, principalmente, pelo grande número de pedidos de informação que chegam aos gabinetes e até às universidades - explicou o presidente da comissão, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO).

Os pedidos de informações chegam, principalmente, de Assembléias Legislativas, escolas e entidades representativas da comunidade científica, que serão os destinatários das cópias das traduções que serão providenciadas pela comissão.

A falta de informações sobre o Brasil, disseram os parlamentares, pode ser causada pela dificuldade de acesso aos dados meteorológicos e ambientais. Em visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o relator da comissão, senador Renato Casagrande (PSB-ES), constatou o que classifica de "vazio de informações" e sugeriu que se faça uma visita também ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Casagrande também anunciou a antecipação da divulgação de seu relatório parcial de julho para maio. Para isso, pediu que o grupo de parlamentares responsável pela sistematização das proposições relacionadas ao tema, entre eles o senador Jefferson Péres (PDT-AM), apresente alguns projetos cuja aprovação seja consensual. A idéia é levá-los aos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Arlindo Chinaglia, para que providenciem a aceleração da tramitação das proposições a fim de que a votação em Plenário ocorra ainda em junho, durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho.

A comissão vai realizar em maio, mas ainda sem data definida, uma audiência pública em Belém, quando serão ouvidos integrantes da comissão de mudanças climáticas da Assembléia Legislativa local, bem como representantes de entidades e órgãos públicos da área de meio ambiente. Os parlamentares pretendem discutir, entre outros temas, o avanço da fronteira agrícola e o desmatamento. Devem, ainda, visitar o museu Emílio Goeldi, instituição paraense que realiza pesquisas em arqueologia, antropologia, botânica, zoologia, ecologia e ciências da terra.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: