Interlegis chegará a todo o Brasil, diz diretor nacional do programa

Da Redação | 11/04/2007, 12h24

Nesta quarta-feira (11), o 1o secretário do Senado, Efraim Morais (DEM-PB), afirmou que ele e o presidente do Senado, Renan Calheiros, têm como compromisso levar os benefícios do Programa Interlegis - Comunidade Virtual do Poder Legislativo - a todas as câmaras de vereadores do Brasil. Efraim, que é diretor nacional do programa, participou do painel "O papel dos legislativos municipais" no II Fórum Nacional de Vereadores, evento paralelo à X Marcha a Brasília em Defesa do Município, que acontece até esta quinta-feira (12).

O senador informou que o Interlegis - uma parceria entre o Senado Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) destinada a informatizar o Legislativo nacionalmente - entrará a partir de junho em sua segunda fase, e que a meta é alcançar todos os municípios do Brasil.

- Visitem o Interlegis. É importante a participação (dos vereadores e prefeitos). Queremos modernizar e preparar o Legislativo para o futuro, e não acredito em democracia sem um Legislativo forte - disse o senador.

O Interlegis, informou Efraim, une no plano virtual os Legislativos da União, dos estados e dos municípios, "com resultados bem reais"

- É um passo importante para o fortalecimento de todas as instâncias do Legislativos no país - destacou.

O Brasil tem 5.564 municípios e, até o último dia 9, segundo Efraim Morais, 4.310 câmaras de vereadores já tinham aderido ao Interlegis. O número de equipamentos instalados (computadores e impressoras) é de 3.506. O Interlegis já treinou 31.117 vereadores, em 13 cursos diferentes. O portal do programa na Internet alcançou, no segundo semestre de 2006, 790.843 acessos, uma média diária de 4.394 acessos, informou ainda o 1º secretário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: