DEM e PSDB podem criar CPI do Apagão Aéreo no Senado
Da Redação | 10/04/2007, 19h59
Os líderes do PSDB e do DEM (antigo PFL), respectivamente Arthur Virgílio (AM) e José Agripino (RN), anunciaram nesta terça-feira (10), em entrevista, que consultarão suas bancadas sobre a possibilidade de criar, no Senado, uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre o apagão aéreo.
José Agripino explicou que essa hipótese não seria discutida caso o Supremo Tribunal Federal (STF) permitisse, neste momento, que a CPI do Apagão Aéreo fosse instalada na Câmara dos Deputados.
- Essa comissão tem de ser instalada o mais rapidamente possível, seja na Câmara ou no Senado - declarou ele, acrescentando que, no entanto, "os deputados federais [favoráveis à CPI] vão esperar a decisão do Supremo".
Já Arthur Virgílio disse que "as possibilidades de criação da CPI são muito fortes, pois as denúncias estão se avolumando, como é o caso das relacionadas à Infraero".
Ambos os senadores descartaram a possibilidade de instalar uma comissão mista (com a participação de deputados federais e senadores).
Escopo maior
De acordo com o líder do DEM, se essa CPI for realmente instalada no Senado, seu objeto de investigação poderá ser mais amplo que o da comissão que se pretende criar na Câmara, pois trataria de questões que esta última não aborda. Agripino citou como exemplo o potencial duopólio na aviação civil brasileira, a partir do predomínio de duas grandes companhias: TAM e Gol.
- Nesse caso, a concorrência se torna muito restrita, prejudicando o consumidor - argumentou o parlamentar.
Agripino informou ainda que a posição das bancadas do DEM e do PSDB quanto a uma CPI no Senado deve ser decidida já nesta quarta-feira (11).Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: