Frente Parlamentar da Criança e Adolescente debate violência

Da Redação | 09/04/2007, 10h54

 Nesta terça-feira (10), a partir das 14h, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente realizará debate sobre o tema "Violência e Juventude". A audiência será promovida em parceria com o Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA) e com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conanda.

Foram convidados para o evento, na condição de expositores, a diretora-executiva do Instituto Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente (Ilanud), Karyna Sposato; o oficial de projetos do Unicef Mário Volpi; a secretária da Criança e do Adolescente do governo federal, Carmem Oliveira; a secretária nacional do Fórum DCA, Tiana Santo-Sé, e Fernando Silva, também do Fórum DCA.

De acordo com a coordenadora da Frente Parlamentar, senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), o objetivo da audiência é aprofundar as discussões e reflexões sobre a violência no Brasil, analisar a situação dos adolescentes em conflito com a lei e debater a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na busca de melhores condições de vida da população infanto-juvenil.

Patrícia Saboya informou que o dia 10 de abril foi escolhido para ser o Dia Nacional de Mobilização contra a Redução da Maioridade Penal, uma vez que matéria nesse sentido está para ser examinada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Nessa data, movimentos sociais devem realizar em todo o país manifestações contrárias à diminuição da idade penal.

Para a senadora, a sociedade brasileira precisa enfrentar o fenômeno da violência em toda a sua complexidade e buscar soluções concretas. Patrícia Saboya afirmou que as pesquisas vêm mostrando que "os jovens são mais vítimas do que algozes nessa triste guerra" e que o percentual de adolescentes que cometem crime não chega a 1% da população dessa faixa etária.

O encontro será na sala 2 da Ala Nilo Coelho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: