Cristovam propõe MP para piso salarial de professores

Da Redação | 30/03/2007, 12h15

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), em discurso no Plenário, nesta sexta-feira (30), fez um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que apresente uma medida provisória com o objetivo de definir um piso salarial nacional para os professores do ensino fundamental.

Cristovam disse que é necessário um pacto do Estado, das famílias e dos professores para que a melhoria de salário seja acompanhada pela maior eficiência dos professores. Segundo Cristovam, diante dos baixos salários, da violência e das difíceis condições de trabalho, alguns professores deixam de dar a quantidade de aulas exigidas nos contratos.

- É preciso que os professores dêem aulas - disse Cristovam.

UnB

Cristovam lembrou que já se havia pronunciado nesta sexta-feira sobre o ato criminoso que atingiu apartamentos de estudantes africanos na Universidade de Brasília (UnB) e voltou a condenar o episódio.

- Alguns racistas e bandidos por pouco não mataram estudantes. A polícia certamente conseguirá chegar a eles. Espero que eles tenham a punição que merecem, porque não apenas cometeram um ato racista, mas diria até de traição à Pátria, por deixar o Brasil numa situação difícil no mundo - disse Cristovam.

No mesmo pronunciamento, o senador manifestou apoio ao convênio assinado entre a Editora Abril e a Universidade de Brasília para criar a Cátedra Victor Civita. O convênio vai permitir que os estudantes da UnB tenham aulas especiais com a participação de profissionais da Editora Abril. Na opinião de Cristovam, o convênio é importante para a UnB e é fundamental criar relações entre as universidades e as empresas privadas sem que as empresas tutelem as universidades.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: