Assessores legislativos precisam de conhecimento especializado, diz consultor

Da Redação | 30/03/2007, 12h54

Assessores e consultores legislativos precisam, cada vez mais, obter conhecimento especializado e multidisciplinar para ajudar os parlamentares a visualizar novas demandas da sociedade. A análise foi feita nesta sexta-feira (30) pelo consultor legislativo do Senado Antônio José Barbosa, no último dia do 2º Seminário Internacional de Assessoramento Institucional no Poder Legislativo. Em sua exposição, lembrou que vigora hoje no Brasil uma nova forma de fazer política - com agentes políticos diferenciados, e não mais somente representantes da elite - bem como existe uma população mais participante, que exige mudanças das demandas políticas.

- Os assessores e consultores precisam se profissionalizar cada vez mais, com conhecimento multidisciplinar e com um trabalho de forma integrada - avaliou.

A principal função do assessor legislativo, destacou Barbosa, é auxiliar os deputados e senadores em um ambiente que ele identifica como de reoxigenação política, com agentes da política brasileira mudando, o que vem gerando também alterações de atuação do Parlamento. O consultor disse ainda ser possível observar a diminuição da importância do Plenário, em função de uma maior valorização das comissões técnicas.

- Só conseguiremos responder a esse novo Parlamento se tivermos competência e capacidade de agir de forma universalista - disse.

Antônio Barbosa frisou, durante a palestra, que os assessores legislativos precisam entender as grandes questões da agenda do país e do mundo, que está em transformação.

O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), esteve presente ao evento e manifestou sua admiração pelo trabalho dos auxiliares legislativos, que dominam determinados assuntos e preparam estudos "sólidos" a serem utilizados pelos congressistas.

- É fácil para os parlamentares fazerem um trabalho decente - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: