Valter Pereira diz que há indícios de que deputado do PT recebe informações privilegiadas no Ministério das Cidades

Da Redação | 29/03/2007, 15h48

Durante os debates sobre metrôs e trens urbanos com os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e das Cidades, Marcio Fortes, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) disse que há indícios de que algum assessor do Ministério das Cidades tenha passado informações privilegiadas ao deputado Vander Loubet (PT-MS).

Valter Pereira disse que a imprensa publicou declaração de Loubet na qual o deputado afirma que, juntamente com o prefeito Nelsinho Trad (PMDB), conseguiu inserir Campo Grande nas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), obtendo recursos da ordem de R$ 70 milhões para os setores de habitação e saneamento da cidade.

- Abra o olho, ministro. Alguém do seu Ministério está municiando esse parlamentar. A esperteza, quando é demais, engole o esperto. Lembro dos anos dos anões do orçamento. Cuidado para que novos anões não apareçam aí para comprometer o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - disse Valter Pereira ao ministro Marcio Fortes.

O ministro Paulo Bernardo e o ministro Marcio Fortes responderam que não podem controlar as declarações de parlamentares a imprensa sobre a aprovação de projetos. Marcio Fortes informou que nenhum projeto do PAC foi ainda aprovado. Segundo o ministro, essa aprovação será feita pelo Grupo de Gerenciamento do PAC e não pelo Ministério das Cidades.

Fortes informou ainda que a Caixa Econômica Federal fez contatos com prefeitos e governadores sobre os projetos de habitação e saneamento que eles gostariam que fossem incluídos no PAC. Mas nada foi aprovado ainda.

- Não é nenhum ministro que carimba as decisões. É o grupo de gerenciamento do PAC e nada foi aprovado ainda - declarou Marcio Fortes, em resposta a Valter Pereira.

Valter Pereira disse ainda que tentou marcar audiência com Márcio Fortes mas não conseguiu. O ministro respondeu que atende parlamentares e prefeitos durante todo o dia, sem hora marcada, no seu gabinete.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: