Jayme Campos propõe sessão em homenagem a Cândido Rondon

Da Redação | 29/03/2007, 18h48

O senador Jayme Campos (DEM-MT) apresentou requerimento nesta quinta-feira (29) para realização de sessão especial no próximo dia 3 de maio em homenagem ao marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que nasceu no dia 5 de maiode 1865, em Mimoso (MT).

O parlamentar comemorou o centenário de inauguração das Linhas Telegráficas Cuiabá-Santo Antônio da Madeira, ocorrida em 1907, primeira a alcançar a Região Amazônica, dando início ao processo de ocupação e de integração do país. Isso só foi possível graças à "bravura e heroísmo" do marechal Rondon, cuja expedição, batizada de Comissão Rondon, desbravou, entre setembro e novembro de 1907, 1.781 quilômetros entre a capital matogrossense e o Rio Juruína.

- Rondon é um caso único na história da humanidade de um militar que não é conhecido pela arte de guerrear, mas pelo mérito de pacificar, de criar aliados e consolidar novos caminhos - elogiou o parlamentar.

Jayme Campos salientou que o Brasil "aprendeu a caminhar com Rondon" e, assim, descobriu seu interior, por meio do "olhar corajoso do marechal da paz", também um defensor dos índios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: