Cristovam pede punição de autores de incêndio na UnB

Da Redação | 29/03/2007, 21h24

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu em Plenário nesta quinta-feira (29) a punição dos responsáveis por incêndio em alojamento de estudantes africanos na Universidade de Brasília (UnB). Segundo o senador, o fato demonstra que há um recrudescimento do preconceito racial no país. Reportando-se a acontecimentos semelhantes no Distrito Federal, disse que tem havido "uma certa acomodação da sociedade" com atos violentos em função da discriminação de raças.

- Isso não é um fato isolado. Foi assim com o índio Galdino - recordou, referindo-se à morte de um índio da nação Pataxó, morto em 1997 na madrugada de Brasília em conseqüência de queimaduras provocadas por rapazes de classe média com o uso de produto inflamável.

Ainda segundo Cristovam, é comum na capital federal embaixadores de países africanos e visitantes estrangeiros serem xingados e agredidos de forma discriminatória nas ruas por serem negros. Por outro lado, ressalvou, estudantes da própria UnB já se manifestaram contra o ato violento nos alojamentos da universidade, supostamente praticado por grupos preconceituosos.

- De qualquer forma, não podemos jogar esse problema debaixo do tapete. Vai demorar para acabar com o preconceito diário no Brasil, mas devemos começar punindo com rigor os responsáveis - finalizou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: