César Borges cobra punição de envolvidos no "mensalão"

Da Redação | 29/03/2007, 18h38

O senador César Borges (DEM-BA) afirmou nesta quinta-feira (29), em Plenário, que a Justiça precisa promover a punição dos envolvidos no "mensalão", ao comentar matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, segundo a qual pelo menos R$ 39,5 milhões de recursos do Banco do Brasil teriam sido apropriados pela DNA Propaganda para o pagamento de subvenções a parlamentares em troca de apoio político, conforme laudo do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal.

De acordo com César Borges, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios fez um "excelente trabalho" e encaminhou um relatório ao Ministério Público, que denunciou 40 pessoas sob acusação de formarem uma organização criminosa para a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de dinheiro.

- Eu fico estarrecido, talvez mais que estarrecido, entristecido, pelo fato de ver hoje no país a corrupção banalizada e não se punir ninguém. E não se acredita mais, inclusive, que o Poder Judiciário tenha capacidade de condenar e de levar às barras da justiça, como deveriam, esses culpados que utilizaram recursos públicos de um banco como o Banco do Brasil - afirmou.

Em seu discurso, César Borges também ressaltou que a prática da "compra de consciência de parlamentares no Congresso Nacional" continua em vigor.

- O 'mensalão' continua porque hoje a cooptação, se não se dá ainda via 'valerioduto', porque esse esquema foi denunciado e faliu, se dá por meio do fisiologismo puro e simples, da troca de cargos, ministérios entregues. E, agora, vamos para o segundo escalão a ser negociado, escancarada e descaradamente, para se fazer uma base com a cooptação, inclusive, de parlamentares que foram eleitos pela oposição. Essa é a realidade lamentável do país - concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: