Sibá: partido deixou marca nos momentos decisivos do país

Da Redação | 28/03/2007, 18h33

O senador Sibá Machado (PT-AC) destacou nesta quarta-feira (28) a importância da participação do PCdoB na luta do povo brasileiro para a superação das mazelas e desigualdades que marcaram as últimas oito décadas e meia da sua história. Durante homenagem prestada pelo Senado Federal aos 85 anos de criação da agremiação, Sibá disse que "as digitais e o DNA do PCdoB" podem ser identificados nos momentos mais decisivos desse período.

Sibá afirmou que a história da democracia brasileira não é simples, tendo sido percorrido um longo caminho desde a Constituição de 1824, que não permitia que as pessoas simples votassem ou se candidatassem a um posto público, aos dias de hoje, quando um operário metalúrgico ocupa a Presidência da República. Ele frisou que esse feito contou com o apoio do PCdoB.

O senador lembrou que o PCdoB surgiu durante um período marcado pela atuação de um presidente da República - Arthur Bernardes -, que tratava a questão social como caso de polícia. Posteriormente, prosseguiu o senador, vieram o Estado Novo, nos anos 30, e o golpe militar de 1964, períodos políticos em que os comunistas sofreram perseguições e prisões. Sibá recordou que, após um breve período de legalidade, ao final da 2ª Guerra Mundial, em 1945, o partido foi posto novamente na ilegalidade, em 1947, e seus representantes cassados. As adversidades só tiveram fim, disse, com a volta da legalidade em 1985.

O senador Sibá também reconheceu a importância dos comunistas dentro da Frente Popular do Acre, cuja ação proporcionou dois mandatos ao ex-governador Jorge Viana. Foi graças a essa frente, que chegou a agregar 12 partidos, que o Acre foi tirado da situação de medo e de terror em que se encontrava, disse o senador. Ele lembrou que o PT e o PCdoB estão juntos, no Acre, desde 1989.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: