Renato Casagrande diz que a culpa por "apagão aéreo" não é só do governo Lula

Da Redação | 28/03/2007, 20h47

O senador Renato Casagrande (PSB-SE) afirmou em Plenário nesta quarta-feira (28) que os atuais problemas do setor aeroportuário não são unicamente responsabilidade da falta de ação do governo Luiz Inácio Lula da Silva, mas da falta de investimentos no setor por governos anteriores.

Casagrande disse ainda que o presidente Lula fez mais investimentos no setor que seus antecessores, promovendo a modernização de diversos aeroportos do país. Prova disso, segundo ele, é a investigação em curso na Controladoria Geral da União (CGU), para verificar irregularidades em obras em diversos aeroportos.

- A oposição busca créditos de programas que o presidente Lula implantou com mais velocidade. Mas não podemos inocentar ou isentar o governo Lula desse episódio - disse o parlamentar. Para ele, o setor sofre de problemas estruturais de indefinição de gestão, uma vez que é comandado por órgãos diferentes.

- Essa é a oportunidade de acertar e ajustar essa área tão importante para o desenvolvimento do país - assinalou.

Segundo o parlamentar, não será fácil explicar o problema vivido pelo setor aeroportuário brasileiro, que teve como fator desencadeador, na sua opinião, o acidente como avião da empresa Gol em setembro do ano passado. O episódio teria tornado visível a existência de problemas em outros setores. Para avaliar a crise, o senador informou a realização de audiências públicas com autoridades do setor pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Casagrande disse ainda que, entre 2000 e 2006, houve um aumento de passageiros transportados da ordem de 41,7 milhões para 57,6 milhões, enquanto a frota de aviões teria diminuído em 37%, de 366 para 230 aviões. Salientou também que, com a compra da Varig pela Gol, haverá nova concentração no setor, o que requer ainda mais um posicionamento do governo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: