Paim homenageia comunistas brasileiros que lutaram na Guerra Civil Espanhola

Da Redação | 28/03/2007, 21h54

Ao discursar em comemoração aos 85 anos da fundação do Partido Comunista do Brasil, o senador Paulo Paim (PT-RS) homenageou 16 militantes da agremiação que cruzaram o Atlântico para combater na Guerra Civil Espanhola, que ocorreu entre 1936 e 1939.

Citando um a um os nomes dos 16 combatentes, Paim destacoua influência sobre toda uma geração de ativistas políticos exercida por "esses homens enlouquecidos por mudar a sociedade e torná-la mais justa".

- E hoje digo, em alto e bom som, como é bom tomar chimarrão nas tardes de Brasília e relembrar esses fatos - afirmou.

Dirigindo-seaos senadores da bancada do Acre, Paim lembrou ainda que um dos comunistas combatentes, Hermenegildo de Assis Brasil, era neto do diplomata Joaquim Francisco de Assis Brasil, que, juntamente com o visconde do Rio Branco, assinou o Tratado de Petrópolis. Por esse tratado foi assegurada ao Brasil a posse do atual estado do Acre.

Paim homenageou ainda o comunista negro Oswaldo Orlando da Costa, o Oswaldão, um dos comandantes da Guerrilha do Araguaia, e Raul Carrion, o primeiro metalúrgico a se eleger deputado estadual no Rio Grande do Sul pelo partido.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: