Kátia Abreu se congratula com decisão do TSE favorável à fidelidade partidária

Da Redação | 28/03/2007, 21h40

A senadora Kátia Abreu (PFL-TO) congratulou-se nesta quarta-feira (28) com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por seis votos favoráveis e um contrário, à consulta do PFL sobre se o mandato parlamentar pertenceria ao partido ou ao candidato, dando parecer favorável ao partido. Com isso, sai fortalecida a fidelidade partidária.

Kátia Abreu cumprimentou o TSE pela decisão que, em sua opinião, defende o país, os brasileiros e os partidos "da incredulidade e do desânimo". Ela tambémelogiou a iniciativa do ex-presidente do partido Jorge Bornhausen.

A senadora comemorou ainda a troca de nome do PFL para Democratas e a eleição de Rodrigo Maia para a presidência da agremiação, além da escolha do novo diretório nacional.

A senadora recebeu aparte do senador Mão Santa (PMDB-PI) que elogiou a coragem do TSE e a Justiça brasileira.

Câncer de Mama

A senadora comentou ainda audiência pública realizada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) que apresentou "dados assustadores", segundo ela, sobre o crescimento do câncer de mama no país. Em 20 anos, o número de casos da doença teria subido de 20 mil para 60 mil e as mortes de 5 mil para 10 mil.

- Isso se deve à paralisia do governo - disse a senadora, informando que 50% dos casos de câncer de mama, no Brasil, já estão em estágio avançado quando identificados, causando enorme sofrimento às mulheres.

A senadora acrescentou que esse tipo de câncer, de modo geral, não pode ser evitado. Mas pode ter seus efeitos reduzidos, se tratado em seu estágio inicial. Ela reclamou da falta de mamógrafos, de manutenção dos aparelhos existentes e de profissionais especializados e pediu a compra de equipamentos de última geração, capazes de fazer o diagnóstico a tempo de evitar a mutilação.

A senadora comentou ainda que o câncer de colo de útero, tipo de câncer que pode ser prevenido, não o é por falta de políticas publicas adequadas e pela ineficiência do Sistema Único de Saúde, que trata de modo inadequado as infecções femininas.

A parlamentar pelo Tocantins recebeu o apoio da senadora Rosalba Ciarlini (PFL-RN) que convocou os atores políticos a evitar o desperdício dos recursos destinados à saúde.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: