Inácio Arruda destaca contribuições do PCdoB para o Brasil

Da Redação | 28/03/2007, 16h43

Primeiro orador a discursar na sessão desta quarta-feira (28) em homenagem aos 85 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o senador Inácio Arruda (CE), único representante da legenda no Senado e autor do requerimento para a realização da sessão, fez um histórico da trajetória do partido, desde sua criação, em 1922, até os dias atuais e destacou algumas de suas principais contribuições para o desenvolvimento do país.

Citando o presidente de honra do partido, João Amazonas, Inácio Arruda lembrou que o PCdoB foi a primeira agremiação a defender a reforma agrária. Ele ressaltou também a atuação importante do partido no movimento contra o nazismo durante a 2ª Guerra Mundial e na campanha "O Petróleo é Nosso", a qual resultou na criação da Petrobras.

Entre outras contribuições do PCdoB, Inácio Arrudamencionou ainda a intensa participação da bancada do partido durante a Constituinte de 1987/1988.

- Foram de iniciativa comunista importantes conquistas registradas na Constituição, como o asilo inviolável do cidadão; o direito de qualquer cidadão propor ação popular; a liberdade e a unicidade sindicais; o direito de greve; a reforma urbana; e o conceito de empresa brasileira de capital nacional- disse.

Inácio Arruda comemorou ainda decisão recente do Supremo Tribunal Federal considerando inconstitucional a cláusula de barreira, um mecanismo, na opinião do senador, "antidemocrático e que atenta contra a pluralidade de idéias".

Em aparte, Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) parabenizou Inácio Arruda pelo pronunciamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: