Cristovam: PCdoB deve romper com acomodação das esquerdas

Da Redação | 28/03/2007, 17h59

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou, nesta quarta-feira (28), na homenagem que o Senado Federal prestou aos 85 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que a agremiação deve promover a "atualização do conceito e a radicalização do processo de revolução" para "romper com a perplexidade e com a acomodação que tomou conta das esquerdas".

Cristovam aproveitou a ocasião para agradecer o que o PCdoB representou em sua formação e na formação de todos os homens e mulheres de sua geração que se consideram de esquerda. Segundo ele, sem os debates sistemáticos de que participou em sua juventude com os militantes do partido, ele não teria levado a rigor a luta que mantém até hoje.

O senador observou, no entanto, que neste momento é fundamental olhar para o futuro, e recomendou à agremiação que comemore seus 85 anos pensando nos próximos 85.

- Estão querendo dizer que morreram a utopia e a revolução, mas não podemos permitir que elas silenciem. Poucos grupos políticos serão capazes de dar o salto além da perplexidade teórica e do acomodamento político. Vocês fazem parte desse grupo - disse o senador.

Cristovam ponderou que a forma de fazer a revolução mudou, e que ela não pode mais ser entendida como tomada do poder e estatização dos meios de produção. Mas ele frisou que, se mudou a forma de fazer, o conceito de revolução deve estar sempre vivo, para que existam sempre "novos sonhos".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: