CCT terá subcomissão para estudar pólos tecnológicos

Da Redação | 28/03/2007, 13h10

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) vai ter uma subcomissão temporária composta por cinco senadores e com prazo de funcionamento de 12 meses destinada a estudar, acompanhar e apoiar o desenvolvimento dos pólos tecnológicos. O requerimento para a criação da subcomissão, de autoria do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), foi aprovado nesta quarta-feira (28) pela CCT.

Ao justificar a necessidade da subcomissão, Cícero Lucena explicou que a criação dos pólos tecnológicos tem sido um forte instrumento para o desenvolvimento de determinadas regiões no Brasil. No entanto, segundo o senador, esses pólos têm sido voltados para setores específicos de tecnologia, visando uma determinada região, sem integrar uma política pública permanente e dinâmica que contemple um planejamento nacional voltado para as necessidades de cada região.

- Nesse sentido é que proponho a presente subcomissão, para que o Senado possa acompanhar de perto essa questão que é tão importante para o nosso país - afirmou Cícero Lucena.

Assim que anunciou a aprovação do requerimento, o presidente da CCT, senador Wellington Salgado (PMDB-MG), pediu que os partidos indicassem seus representantes para a composição da subcomissão.

Salários

A CCT também aprovou nesta quarta-feira requerimento do senador Flávio Arns (PT-PR) para que a comissão estabeleça entendimentos com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em atenção à reivindicação de recomposição salarial da carreira de Ciência e Tecnologia. O pleito foi encaminhado pelo Fórum de Ciência e Tecnologia - colegiado constituído por profissionais da área atuantes em diversas instituições públicas.

Segundo Flávio Arns, os baixos salários da carreira não são atrativos para novos talentos da área, acarretando, inclusive, a perda de funcionários. O senador adverte que a situação compromete o desenvolvimento tecnológico e científico essencial para o progresso do país.

Após a aprovação do requerimento, Flávio Arns ficou encarregado, pelo presidente da CCT, de convidar três senadores para, em comitiva e junto com integrantes do fórum, procurarem agendar uma audiência com o ministro do Planejamento a fim de darem início aos entendimentos sobre os salários da carreira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: