Mão Santa compara Amazônia a Jardim do Éden e lembra o amor de São Francisco pela natureza

Da Redação | 27/03/2007, 18h00

O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que a Amazônia, como de resto a natureza, é um presente de Deus ao homem, assim como o Jardim do Éden concedido a Adão e Eva, razão pela qual deve ser protegida com todo o cuidado. Falando na sessão desta terça-feira (27) em homenagem à Campanha da Fraternidade, que tem como tema a Amazônia, o parlamentar elogiou a iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e lembrou o amor de São Francisco de Assis pela natureza.

- A criação é um poema de amor. O Senhor Deus tomou o homem e colocou no Jardim de Éden para o cultivar e guardar. Respeitar a obra de Deus é respeitar a Deus. Quem respeita a Deus deve respeitar também a sua obra, sem a pretensão de ser dono absoluto do mundo e de suas riquezas - recitou o senador, citando o livro Vida e Missão neste Chão - Fraternidade e Amazônia, editado pela CNBB.

Médico, professor de biologia e de ecologia, Mão Santa lembrou sua formação católica e o convívio com membros da Igreja. O parlamentar também mencionousua alegria por se chamar Francisco como o santo que viveu há mais de 800 anos e cantou a natureza em suas preces e poemas, um dos quais recitado pelo senador, em que São Francisco agradece a Deus pela "irmã lua" , o "irmão sol", o " irmão vento" e o "irmão fogo".

Mão Santa também recorreu ao dramaturgo grego Sófocles, que na peça Antígona escreveu: "muitas são as maravilhas da natureza, mas a mais maravilhosa é o ser humano".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: