Senado participa da 6ª Mostra de Soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações Aplicadas ao Setor Público

Da Redação | 23/03/2007, 17h11

O Senado Federal vai participar, entre 27 e 29 de março, da 6ª Mostra de Soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações Aplicadas ao Setor Público, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A Secretaria de Informática do Senado (Prodasen) faz parte do comitê técnico-científico do evento. Dois especialistas do Senado estão entre os palestrantes. As inscrições para o evento vão até domingo (25) no site www.solucoestipublica.gov.br.

No dia 28, às 16h15, a diretora da Biblioteca do Senado, Simone Bastos Vieira, ministra a palestra Biblioteca Digital do Senado Federal: Informação para todos, com a ajuda do analista de informática do Prodasen, Constantin Metaxa Kladis.

No dia 29, às 10h15, o diretor da Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado, Fábio Gondim Pereira da Costa, ministra a palestra Tecnologia da Informação a Serviço da Eficiência, Transparência e Controle Social do Gasto Público: O caso do Siga Brasil.

Siga Brasil

Desde de meados de 2005, qualquer cidadão brasileiro pode acessar o Siga Brasil pelo site do Senado Federal. É o Sistema de Informações Orçamentárias Gerenciais Avançadas, ferramenta que visa a propiciar um melhor acompanhamento das contas públicas pela sociedade civil. Lançado oficialmente em dezembro de 2004, o Siga Brasil assegura o acesso pela Internet do Orçamento Geral da União (OGU), desde o projeto de lei encaminhado pelo governo federal até a execução das despesas aprovadas pelo Congresso Nacional.

O sistema, desenvolvido durante cinco anos pelo Prodasen e pela Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle, permite o cruzamento de informações sobre orçamento público de diversos bancos de dados oficiais, mantidos pelo Ministério do Planejamento, Ministério da Fazenda e Congresso Nacional.

Biblioteca Digital

Na terça-feira (20), o presidente do Senado, Renan Calheiros, assinou convênio com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para implantação da Biblioteca Digital do Senado. Assinaram o documento, juntamente com Renan, o presidente interino do STJ, Francisco Peçanha Martins, e o presidente do Ibict, Emir Suaiden. A versão digital da biblioteca possibilitará aos cidadãos o acesso, por meio eletrônico, num prazo de até cinco anos, a todo o conteúdo da Biblioteca do Senado, inclusive por meio de áudio e de conversor de texto para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

As assembléias legislativas, câmaras municipais e outras instituições públicas do país também serão beneficiadas com a Biblioteca Digital, uma vez que as informações e os documentos poderão ser compartilhados entre esses órgãos de forma mais eficiente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: