Maria do Carmo defende investimentos em educação

Da Redação | 23/03/2007, 12h36

A senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE), em discurso no Plenário nesta sexta-feira (23), ressaltou a necessidade de investimentos do Estado em qualidade de ensino e lamentou os resultados, que considera medíocres, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados pelo Ministério da Educação. Lembrou ainda que, dos alunos matriculados em universidades federais, só 8% vêm de escolas públicas.

Maria do Carmo destacou o que considera uma revolução no setor, ocorrida em seu estado durante a gestão do ex-governador João Alves Filho, que exerceu o cargo por dois mandatos, a partir de 1999. Segundo informações da senadora, houve aumento expressivo de alunos matriculados no ensino superior que haviam cursado escolas públicas anteriormente: o número saltou de 22 para 614.

Um dos motivos para esses resultados, apontou a senadora, foi a implantação do centro estadual de educação a distância, que gerou 2.040 vagas em cursos superiores, com mensalidade e material didático gratuitos. Além disso, entre outras causas do aumento do número de alunos, ela citou a adoção de aumentos salariais acima da inflação para os professores; a compra de computadores para uso dos professores da rede pública; a implantação de três centros de excelência para o curso médio, com aulas em tempo integral; e a criação de cursos pré-universitários gratuitos em todos os municípios.

- É possível melhorar a educação, mas isso deve passar por uma ação firme, competente, criativa e, acima de tudo, contar com muita vontade política e compromisso com o nosso povo - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: