Celso Amorim aborda novos desafios da política externa brasileira frente ao PAC

Da Redação | 23/03/2007, 16h06

Em resposta a requerimento do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realizará, na próxima quinta-feira (29), às 10h, audiência pública com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O ministro deverá prestar esclarecimentos sobre a política externa brasileira em implementação face aos novos desafios políticos e econômicos mundiais, em especial no que concerne ao cumprimento das metas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Na justificação de seu requerimento, Inácio Arruda salienta que a vinda do ministro é de fundamental importância num contexto de "recrudescimento de numerosos problemas globais e de relacionamento externo do Brasil, sejam de formulações políticas e objetivos comerciais, sejam de viés ideológico ou de organização da administração diplomática".

Outro assunto que gerará discussões na audiência são as críticas à política externa brasileira dirigidas pelodiplomata Roberto Abdenur, que até o início deste ano ocupou o posto de embaixador brasileiro nos Estados Unidos. Em entrevista recente à imprensa, ele afirmou que, no governo do PT, os diplomatas são promovidos de acordo com sua afinidade política e ideológica, e não por competência.

Ainda segundo Abdenur, a política externa praticada no governo Luiz Inácio Lula da Silva é contaminada pelo antiamericanismo e pelo que considera uma valorização exagerada da cooperação entre os países menos desenvolvidos.

No dia 27 de fevereiro, Abdenur foi ouvido pela CRE a respeito das declarações, na condição de convidado. Na ocasião, ele questionou o regime político que vem sendo implantado na Venezuela pelo presidente Hugo Chávez e criticou o ingresso daquele paísno Mercosul..

A audiência pública com o ministro Celso Amorim acontecerá no Plenário 7 da Ala Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: