Renato Casagrande elogia Cristovam por propor homenagem a Darcy Ribeiro

Da Redação | 21/03/2007, 15h11

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) elogiou o também senador Cristovam Buarque (PDT-DF) durante a sessão especial de homenagem a Darcy Ribeiro realizada nesta quarta-feira (21) por iniciativa do parlamentar do PDT.

- Nada mais legítimo que uma homenagem a Darcy Ribeiro patrocinada por Cristovam Buarque - declarou Casagrande, ressaltando a atuação de Cristovam na área da educação.

Casagrande destacou também a vida pública de Darcy Ribeiro, falecido em 1997, lembrando que este exerceu vários cargos no Executivo - como ministro da Educação e vice-governador do Rio de Janeiro -, além de ter atuado no Legislativo como senador. Ele recordou também que Darcy foi relator da proposta que deu origem à Lei 9.394/96 (a Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e foi um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília (UnB).

Em aparte, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), ao lembrar que Darcy nasceu na cidade de Montes Claros (MG), afirmou que o homenageado foi "um dos mineiros mais ilustres do século passado". Já Marconi Perillo (PSDB-GO) ressaltou que Darcy "pautou sua vida pela defesa da educação". E Pedro Simon (PMDB-RS) recordou que o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep), no qual os alunos estudavam em tempo integral, foi criado sob a inspiração de Darcy.

O senador pelo Rio Grande do Sul disse ainda que "é preciso ler 'O povo brasileiro', livro que Darcy escreveu após fugir do hospital, antes de morrer.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: