Suplicy aplaude Plano de Desenvolvimento da Educação

Da Redação | 20/03/2007, 17h57

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou nesta terça-feira (20) o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação, na semana passada, pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. Suplicy destacou 15 medidas previstas no plano, como a criação de uma bolsa de estudos para estimular o retorno à escola de jovens carentes de até 17 anos. Também aproveitou para apresentar algumas sugestões, como a promoção do uso de bicicletas como meio de transporte escolar.

Outras propostas aplaudidas por Suplicy foram a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, a elaboração de projeto de lei estabelecendo um piso nacional para os professores do ensino básico, investimentos na capacitação de professores por meio de cursos oferecidos em universidades, mudança no sistema de crédito estudantil, promoção da Olimpíada de Língua Portuguesa em 2008 e universalização dos laboratórios de informática na rede pública de ensino.

A exemplo do que ocorreu no transporte escolar, Suplicy sugeriu a vinculação do programa de bolsa de estudo para jovens carentes fora da escola ao programa Bolsa-Família. Em relação a mudanças no programa Brasil Alfabetizado, como a concessão de auxílio financeiro a professores dedicados à alfabetização de jovens e adultos, o senador convocou cada brasileiro letrado a estimular analfabetos com quem conviva a aprender a ler e escrever.

Em aparte, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) observou que a semana de trabalhos no Senado foi aberta com a educação em pauta. Já o senador Sibá Machado (PT-AC) assinalou o bom desempenho obtido pelo Colégio Acreano, por dois anos consecutivos, na Olimpíada de Matemática.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: