Senado terá Biblioteca Digital

Da Redação | 19/03/2007, 10h59

A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) será apresentada ao público nesta terça-feira (20), durante evento pela passagem do Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março. O projeto visa colocar à disposição do público na Internet, em um prazo de cinco anos, todo o conteúdo da Biblioteca do Senado, inclusive por meio de áudio e de conversor de texto para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Durante o evento, o Senado vai assinar protocolos de cooperação técnica com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Instituto de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) com a finalidade de incentivar a disseminação de conteúdos jurídicos, legislativos e acadêmicos na Internet, a fim de ampliar a democratização da informação. Ainda na mesma cerimônia, será lançada a série "Edições da Biblioteca do Senado Federal", com normas e padrões para a manutenção da qualidade das informações das bases de dados, bem como a conservação da integridade e da confiança dos dados.

As assembléias legislativas, câmaras municipais e outras instituições públicas do país também serão beneficiadas com a Biblioteca Digital, uma vez que as informações e os documentos poderão ser compartilhados entre esses órgãos de forma mais eficiente.

A transição do modo tradicional para o digital vai começar pelas publicações técnicas do Senado - como a Constituição, os regimentos e textos legais. Num segundo momento, os livros do Conselho Editorial serão colocados à disposição do cidadão, com observância do direito autoral.

O evento será realizado a partir das 18h30, na Biblioteca senador Luiz Viana Filho, térreo do anexo II do Senado Federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: