Quintanilha lembra o Dia Internacional do Consumidor

Da Redação | 15/03/2007, 16h10

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), lembrou a passagem do Dia Internacional do Consumidor, comemorado nesta quinta-feira (15), creditando ao consumidor o mérito de gerar empregos e movimentar a economia de um país.

- O respeito ao direito do consumidor é parte da cidadania -, afirmou.

Apesar de assinalar imperfeições no sistema de defesa do consumidor brasileiro, Quintanilha acredita que tanto o Código de Defesa do Consumidor quanto as instituições que zelam por seu cumprimento têm se empenhado em defender seus interesses. Mas, mesmo envolvido por essa rede de proteção, o parlamentar afirma que o consumidor ainda é desrespeitado.

Esse desprestígio é constatado, conforme salientou, quando se comprova que algumas empresas colocam no mercado interno produtos inferiores aos exportados.

- Isso acontece na indústria automobilística, de alimentos, de produtos de higiene e limpeza e de eletro-eletrônicos - listou.

Quintanilha também se queixou das tarifas bancárias cobradas no país, que teriam crescido 293% de 1996 para cá, e da falta de informação precisa para o consumidor quanto a prejuízos e vantagens sobre a mudança de pulso para minuto na telefonia. Melhores preços e maior qualidade dos produtos e serviços oferecidos no país continuam sendo, segundo o presidente da CMA, os principais anseios do consumidor, que precisam ser ainda mais estimulados a tomar consciência e aprender a brigar por seus interesses.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: