TV Senado terá canal em São Paulo ainda este ano, anuncia ministro Hélio Costa

Da Redação | 14/03/2007, 21h46

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse nesta quarta-feira (14) que a TV Senado é uma das seis emissoras públicas que terão canal garantido na TV Digital. Ao mesmo tempo, o ministro adiantou que São Paulo deverá operar ainda este ano a tecnologia digital e isso abrirá espaço para que o sinal da TV Senado chegue também, até dezembro, aos lares dos paulistas

Ao elogiar a filosofia de trabalho da TV Senado, Hélio Costa chamou a atenção para o "conteúdo inteligente" da emissora. Costa realçou a disposição do presidente do Senado, Renan Calheiros, em levar as imagens da emissora ao maior número de cidadãos e localidades brasileiras.

No rápido discurso que fez por ocasião da inauguração dos três novos canais da TV Senado - em Manaus, Recife e João Pessoa -, o ministro defendeu o projeto de implantação de seis emissoras públicas de TV Digital, que trabalharão "pelo interesse público em primeiro lugar", a exemplo da emissora do Senado. O ministro disse lamentar as críticas ao projeto, dirigidas inclusive por parlamentares da Casa, e creditou-as ao não entendimento das intenções do governo.

- As seis redes públicas que vamos criar não podem ser confundidas com redes estatais. Serão como a TV Senado, voltadas para o interesse público, e não como a TV do Chávez, que tem a cara do Chávez em primeiro lugar - afirmou Hélio Costa.

O Chávez a que se referiu o ministro é o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que faz aparições diárias na TV estatal de seu país.

O ministro explicou que as seis emissoras que formarão a rede pública são, além da TV Senado, a TV Câmara e as redes do Poder Executivo, do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura e dos municípios.

O ministro observou que o país está a ponto de viver "uma revolução" no setor com a chegada da TV digital: se as transmissões em São Paulo começam neste ano, em 2008 o sistema deverá estar funcionando em Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

- Em três ou quatro anos, a TV digital será uma realidade nas capitais e nas principais cidades - anunciou o ministro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: