Válter Pereira critica "fisiologismo" do PMDB

Da Redação | 09/03/2007, 11h46

O fisiologismo e o enfraquecimento do PMDB, principalmente com relação à eleição para a presidência do partido, no próximo domingo, foi o tema do pronunciamento do senador Válter Pereira (PMDB-MS), nesta sexta-feira (9), da tribuna do Plenário. Ao fazer uma síntese da história do partido, o parlamentar afirmou que o PMDB, antigo MDB,foi perdendo, aos poucos, e após o restabelecimento da democracia no país, a causa comum que unia seus correligionários - a resistência contra a ditadura militar - para se tornar um partido fisiológico.

Na opinião de Válter Pereira, é lastimável que "esse fisiologismo confuso", que busca o poder, mas ao mesmo tempo abre mão de participar de eleições, tenha rachado o partido. Como resultado, critica o senador, o PMDB parte para a convenção enfraquecido devido à renúncia de Nelson Jobim, que pretendia disputar a presidência da sigla com o deputado Michel Temer, candidato à reeleição.

- Dois homens de grande envergadura moral, de extraordinário passado político, juristas eminentes, que se enfrentam de forma selvagem e deixam o partido enfraquecido às vésperas de uma grande decisão - criticou o senador.

Para Válter Pereira, há um grande mistério por trás disso tudo e o pivô desse processo foi a precipitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em anunciar a escolha de dirigentes do PMDB para os ministérios justamente às vésperas de uma eleição, favorecendo um dos candidatos ao cargo.

- Na minha cabeça não entra a solução desse problema, não entra direito a justificativa para essa crise, nem o desdobramento que está tendo -desabafou.

Ao final do pronunciamento, Válter Pereira disse esperar que o PMDB "crie juízo e cole essa rachadura" para que a unidade do partido possa fazer jus à expectativa e à esperança de seus militantes.

Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) afirmou que há muito tempo o PMDB abdicou da perspectiva de construção de um projeto nacional.

- Enquanto o PMDB não se der ao respeito, estará sujeito a essas confusões que já se tornaram corriqueiras no seio do partido - afirmou Mesquita Junior.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: