José Nery pede a retirada das tropas brasileiras que estão no Haiti

Da Redação | 08/03/2007, 19h36

Ao analisar a visita do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ao Brasil, o senador José Nery (PSOL-PA) sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que não aceite um papel subserviente nas questões que for tratar com o líder norte-americano. Entre outros pontos, o senador opinou que o Brasil não deve se aliar à política externa americana. Para isso, um primeiro passo seria retirar as tropas brasileiras que estão no Haiti.

- Não devemos apoiar ações beligerantes contra países. Somos favoráveis à imediata suspensão do bloqueio econômico patrocinado pelos Estados Unidos contra Cuba e contrários a quaisquer sanções que possam prejudicar a Venezuela e a Bolívia. O presidente Lula deve zelar pelos interesses do nosso país e não pactuar com os planos expansionistas e colonialistas de Bush - afirmou José Nery.

Na visão do senador, a visita de George W. Bush ao Brasil deve-se ao crescimento da esquerda nos países da América Latina. Para ele, o objetivo da vinda do presidente norte-americano é isolar experiências mais radicalizadas de governo, sobretudo as que estão ocorrendo na Venezuela e na Bolívia, e também impedir a ampliação do Mercosul.

Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse que o Brasil não pode se dar ao luxo de abrir mão de estabelecer um maior entrosamento comercial com os Estados Unidos. Ele considerou que mais constrangedor para o governo brasileiro é receber com honras o presidente da Bolívia, Evo Morales, que na sua visão humilhou o país quando determinou a invasão de refinarias da Petrobras instaladas naquele país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: