Azeredo comenta ida à China e invasão de produtos chineses no Brasil

Da Redação | 08/03/2007, 18h19

Ao relatar visita que fez à China chefiando uma delegação composta pelos senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Serys Slhessarenko (PT-MT) e Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), além do então senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) comunicou ao Plenário que, entre outros temas, debateu com membros da Assembléia Popular da China, inclusive com a vice-presidente Gu Xiulian, a sua preocupação com a perda de empregos no Brasil em decorrência da crescente venda de produtos chineses no país.

- Tivemos uma inversão na balança de pagamentos. Agora as importações feitas pela China de produtos brasileiros são menores do que as exportações que eles fazem para o Brasil. Exportamos basicamente produtos primários, como minério de ferro e soja, e já estamos importando dos chineses produtos com alguns valores agregados, daí nossa preocupação no sentido de estabelecermos cotas ou outro tipo de barreira alfandegária para evitar danos maiores - afirmou Eduardo Azeredo.

Em aparte, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) registrou que, além de conhecer detalhes do setor produtivo chinês, a delegação brasileira aprendeu um pouco mais sobre o sistema político daquele país.

O senador Flávio Arns (PT-PR) elogiou a atuação de Azeredo, que é presidente da Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência, na defesa dos direitos humanos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: