Simon lança coletânea de discursos

Da Redação | 07/03/2007, 19h28

 Foi lançado nesta quarta-feira (7), no Senado Federal,o livro Do Regime Militar ao Mensalão - Minhas Lutas pela Dignidade Humana, coletânea de discursos do senador Pedro Simon (PMDB-RS), com apresentação e pesquisa realizadas pelo escritor Lourenço Cazarré e pelo físico Jorge Schelb.

Participaram do lançamento, no Salão Negro do Congresso Nacional, ao lado do presidente do Senado, Renan Calheiros, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STS), Eros Grau, e o ex-deputado e ex-ministro Odacir Klein, além de senadores, deputados federais, outras autoridades e convidados.

Renan Calheiros disse que Simon é uma referência para todos os políticos brasileiros, e um "tribuno respeitado que amedronta os adversários", tendo como principal meio de ação a palavra. Ele lembrou que Simon já proferiu mais de 1.100 discursos em Plenário, acrescentando que seu livro é "uma obra densa" e uma leitura obrigatória para políticos, jornalistas, historiadores e cientistas políticos.

- O Brasil, o Senado e o PMDB sentem orgulho de Simon - afirmou Renan.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) também elogiou Pedro Simon, ao qual chamou de "senador dos senadores".

Em um pequeno discurso de agradecimento aos elogios, Simon disse que seus 25 anos dentro do Senado Federal podem ser considerados "uma vida". Ele disse que, apesar de o Brasil viver uma "situação difícil e dramática" atualmente, ainda acredita que o país "vai encontrar seu caminho".

- Apesar de alguns políticos atrapalharem, esse será o século do Brasil - disse Simon.

Mandato

Em 25 anos de exercício do mandato de senador, Pedro Simon apresentou 2.500 propostas legislativas, segundo levantamento realizado no fim de junho de 2006 pelo seu gabinete. Desse número, há 42 propostas de emenda à Constituição, 244 projetos de lei, 483 requerimentos de informações, 379 pareceres sobre matérias em tramitação pelas comissões do Senado, quatro projetos de decreto legislativo, 37 projetos de resolução e 189 emendas. Os pronunciamentos, até àquela data, já alcançavam a marca de 1.148.

Pedro Simon foi eleito para o primeiro mandato no Senado em 1978. De 1987 a 1990 foi governador do Rio Grande do Sul e, em seguida, voltou a exercer outros dois mandatos sucessivos de senador, sendo novamente reeleito para o Senado em outubro de 2006.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: