Senadoras são exemplos de conquistas femininas, diz Valadares

Da Redação | 07/03/2007, 13h18

As senadoras brasileiras são exemplos das "árduas conquistas da cidadania feminina", disse nesta quarta-feira (7) o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), durante sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O parlamentar citou em especial a senadora Patrícia Saboya Gomes (PSB-CE), integrante da bancada de seu partido, que não pôde comparecer por problema de saúde na família, como "uma das grandes lutadoras em defesa da criança e do adolescente".

- A luta política das mulheres busca uma nova etapa de nossa vida, marcada pelo combate à iniqüidade e pelo ataque à escandalosa injustiça social que afeta a esmagadora maioria das mulheres brasileiras - afirmou Valadares.

Após comentar que a presença feminina na política ainda é bastante "rarefeita", o senador lamentou os índices de violência doméstica, que demonstrariam, a seu ver, "o atraso e a barbaridade nas relações de gênero" no país.

Valadares lembrou que o Brasil é o país que mais sofre com a violência doméstica. Uma das conseqüências disso, mencionou, é econômica. A incidência de faltas ao trabalho registrada por estudo do Instituto Patrícia Galvão - uma a cada cinco dias -, está relacionada a problemas de violência em casa, disse o senador.

O parlamentar lembrou, ainda, que o problema não pode ser encarado apenas sob o ponto de vista econômico.

- Estamos falando de gente, não de números frios. O combate à violência doméstica envolve antes de mais nada uma mudança cultural e social, com o objetivo de garantir o respeito à dignidade humana - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: