Paim defende duplicação da BR-386, chamada no RS de "Estrada da Produção"

Da Redação | 07/03/2007, 16h04

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu, em discurso nesta quarta-feira (7), a duplicação BR-386, conhecida no Rio Grande do Sul como estrada da produção, e considerada importante via de escoamento da safra agrícola do estado. A rodovia é responsável pelo escoamento de 6,4% de toda a exportação do estado, informou o senador, acrescentando que dela dependem mais de 300 mil habitantes.

A BR-386, explicou Paim, tem um intenso fluxo de veículos de passeio, ônibus e tráfego pesado de carga, com densidade média de 9 mil veículos por dia, superior ao recomendado, segundo ele. O senador enfatizou que a rodovia faz a ligação entre as principais regiões do centro do estado, como a Rota do Sol, que liga o Vale do Taquari à Serra Gaúcha, fazendo; a conexão com o oeste catarinense e paranaense; com o sul do Mato Grosso e com o porto de Rio Grande, daí sua importância para o Rio Grande do Sul e para o país.

Paulo Paim informou que a proposta de duplicação foi apresentada ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos, e está incluída nas metas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra, acrescentou o senador, levou produtores e transportadores a organizarem um movimento, denominado "Pró-duplicação da BR 386".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: