Marisa Serrano defende financiamento público de campanha

Da Redação | 07/03/2007, 14h14

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) defendeu a aprovação do financiamento público de campanhas para elevar a participação das mulheres na política. Em discurso na sessão de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira (7), a parlamentar observou que das 2.498 candidatas em 2006, somente 176 foram eleitas, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a senadora, os temas sociais defendidos pelas mulheres nem sempre atraem o interesse dos financiadores das campanhas eleitorais.

- É importante o financiamento público para as nossas campanhas porque as campanhas eleitorais estão se tornando cada vez mais onerosas e nós, mulheres, nem sempre temos o beneplácito dos grandes banqueiros, dos grandes empresários, porque, em geral, as mulheres atendem mais às questões sociais, atendem mais aos idosos, às crianças, à área da saúde e nem sempre isso é estimulante para quem financia uma campanha política - disse a senadora.

Marisa Serrano lamentou ainda o fato de que apenas 11% das crianças de zero a três anos têm acesso a creche e escola, e que apenas 6% estão em escolas públicas, apesar de este ser um direito garantido pela Constituição Federal para as crianças até os seis anos de idade.

- Portanto, os 27% de mulheres que sozinhas comandam sua casa e são arrimos de família merecem e têm direito a equipamentos sociais para que elas possam continuar criando seus filhos com dignidade - ressaltou.

Apesar das conquistas das mulheres nos últimos anos, Marisa Serrano considera que há muito a ser feito para alterar a situação de desvantagem do sexo feminino em questões como o acesso a condições de liderança no sistema econômico e político e a responsabilidade da divisão das tarefas no âmbito familiar. Ela também se referiu à vulnerabilidade ao desemprego e ao risco de exclusão social que atingem as mulheres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: