Fátima Cleide propõe reflexão coletiva sobre mulher na sociedade

Da Redação | 07/03/2007, 16h27

 Um dia antes da celebração do Dia Internacional da Mulher, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) propôs uma reflexão coletiva sobre a condição feminina na sociedade brasileira. Na sua opinião, a mulher continua distante dos homens quanto à partilha de direitos e participação social, além de ser a principal vítima da violência doméstica e de ser penalizada pela sobrecarga das tarefas de casa.

Para a senadora, a desigualdade entre os sexos se evidencia no campo profissional, por exemplo, na menor oferta de oportunidades de trabalho, em menores salários e em chances mais reduzidas de participação em postos de comando. Apesar disso, a parlamentar reconhece que o movimento organizado de mulheres tem avançado no aprimoramento de leis e políticas públicas voltadas para o sexo feminino no país.

Em relação à violência contra a mulher, a senadora Fátima Cleide parabenizou a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) pela iniciativa de realizar, nesta quinta-feira (8), audiência pública sobre o assunto. Segundo assinalou, essa violência pode se manifestar não só por meio da agressão física, mas pela redução da mulher a objeto utilitário ou sexual.

Fátima Cleide aproveitou o discurso para saudar mulheres que se dedicam à educação. A senadora também destacou uma série de eventos ligados à questão feminina que estarão sendo realizados nesta semana no país. Os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Expedito Júnior (PR-RO) e Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) fizeram apartes em apoio à homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: