Efraim: ações do Senado na área educacional são exemplos de bom serviço à sociedade

Da Redação | 07/03/2007, 14h50

 Os órgãos que integram o sistema educacional do Senado constituem o melhor exemplo de como a instituição pode servir à sociedade, como espaço de aprimoramento técnico-profissional, reflexão e debate de idéias. A afirmação foi feita pelo senador Efraim Moraes (PFL-PB), 1º secretário da Comissão Diretora do Senado, nesta quarta-feira (7), em pronunciamento na abertura do ano letivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis).

- Queremos nos aproximar da população, que nos legitima com seus votos, e um dos caminhos é a cooperação e a interatividade na área da educação - disse Efraim.

A solenidade foi realizada no auditório do Programa Interlegis - Comunidade Virtual do Poder Legislativo, instituição que também integra o sistema educacional do Senado, interligado em rede com a Câmara dos Deputados, assembléias legislativas estaduais e câmaras municipais de mais de 4.200 municípios do pais. Participou também o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, que adiantou planos para a futura inclusão da TV Senado na rede de cursos a distância.

Mesmo quem não disponha de computador em casa, esclareceu Agaciel, poderá participar de cursos franqueados ao público. A inscrição e o material didático poderão ser obtidos por intermédio das câmaras municipais conectadas à rede, enquanto as aulas serão acompanhadas pela tevê, neste momento iniciando processo para a abertura de seu sinal para todo o país. Segundo o diretor-geral, duas horas da programação diária devem ser dedicadas aos cursos.

- Qualquer cidadão vai ter uma janela para estudar, como qualquer morador do Plano Piloto (Brasília) - disse.

Responsabilidade e eficiência

A vice-reitora do Unilegis, Vânia Maione Alves Nina, destacou que esse órgãotem como objetivo formar e capacitar servidores "à altura das necessidades do país e no interesse da população". O órgão é responsável por ações na área de graduação e pós-gradução em ensino superior, pesquisa e extensão, para servidores da Casa e instituições conveniadas, universo que abrange cerca de 100 mil servidores.

- A sociedade exige-nos postura responsável e eficiente na execução de nossasatividades - afirmou.

No âmbito do ILB, mais direcionado ao oferecimento de cursos de capacitação de curta duração, as parcerias institucionais também estão sendo fortalecidas. De acordo com a diretora-executiva do órgão, Denise de Araújo Zoghbi, atualmente são 64 convênios e outros estão em andamento. O ILB, como lembrou a diretora, completa dez anos em abril, contabilizando a capacitação de mais de 27 mil profissionais.

- O desempenho do ILB tem superado todas as nossas expectativas. A demanda por seus cursos confere-lhe visibilidade nacional e internacional, referência no campo da educação legislativa.

Neste ano, o ILB nove cursos a distância com tutoria, entre os quais Doutrinas Políticas Contemporâneas e Fundamentos da Integração Regional: O Mercosul, além da oferta de outros 18 sem tutoria. Já o Unilegis iniciará no ano seis cursos de especialização, um dos quais em Direito Legislativo, além de variada programação de conferências e atividades de pesquisa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: