César Borges entende que reunião com governadores foi mera repetição de 2003

Da Redação | 07/03/2007, 18h31

Em pronunciamento nesta quarta-feira (7), o senador César Borges (PFL-BA) considerou a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os governadores, ocorrida nesta terça (6), uma repetição do encontro que Lula teve com governadores há quatro anos. Na época, lembrou, a promessa do presidente de rever o pacto federativo para tirar os estados e municípios da crise nas suas finanças, repetida na última reunião, acabou sendo esvaziada com o passar do tempo.

- O que se fez ontem, e todos saíram esperançosos, é uma reedição de daquele encontro, quando Lula prometeu a mesma coisa: rever o pacto federativo visando desconcentrar a arrecadação das mãos da União - avaliou o senador, ressaltando que Lula, desta vez, aproveitou a presença da grande renovação no quadro de governadores "para aparecer bem na foto, na imprensa".

Para César Borges, Lula quer agora apoio dos governadores para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como teria feito na reunião de 2003, quando buscouo mesmo apoio para as reformas da Previdência, que acabou sendo aprovada, e tributária.

- Mas o governo fez a reforma tributária? Não. A base do governo não se movimentou. Lula até tenta levar o peso dessa não-aprovação para as costas dos governadores, mas o que faltou foi articulação e vontade política do governo - sustentou o senador pela Bahia.

O discurso de César Borges recebeu o apoio de vários senadores, entre eles, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), Gerson Camata (PMDB-ES), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Mão Santa (PMDB-PI).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: