Mulheres ocupam postos estratégicos no Senado

Da Redação | 06/03/2007, 13h53

A bancada feminina do Senado é formada por dez parlamentares e está distribuída em funções e cargos estratégicos da Casa. Apesar de nenhuma delas participar da composição da atual Mesa Diretora, eleita para o biênio 2007/2008, as senadoras Ideli Salvatti (PT-SC) e Lúcia Vânia (PSDB-GO) têm a missão de liderar, respectivamente, o Bloco de Apoio ao Governo e o Bloco Parlamentar da Minoria.

Ideli Salvatti acumula a função de líder do PT. Uma das vice-lideranças do partido também está nas mãos de uma mulher, a senadora Fátima Cleide (PT-RO). Já a senadora Marisa Serrano (MS), que exerce seu primeiro mandato de senadora da República, ocupa o cargo de vice-líder do PSDB.

Das 11 comissões permanentes da Casa, duas são presididas por mulheres. A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) é comandada por Lúcia Vânia, e a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) tem à frente Patrícia Saboya Gomes (PSB-CE), parlamentar que tem na defesa da mulher, da criança e do adolescente a sua maior bandeira.

As comissões que têm maior número de mulheres são as de Educação (CE) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Ambas têm cinco representantes, na qualidade de titulares. Integram a CE as senadoras Fátima Cleide (PT-RO); Maria do Carmo Alves (PFL-SE); as novas parlamentares Marisa Serrano (PSDB-MS) e Rosalba Ciarlini (PFL-RN), além de Ideli Salvatti. Fazem parte da CDR, além da presidente Lúcia Vânia, as senadoras Fátima Cleide; Patrícia Saboya Gomes; Rosalba Ciarlini e Marisa Serrano.

As senadoras também tomam parte, como membros titulares, de outras nove comissões, a exemplo de Kátia Abreu (PFL-TO) que é da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), e Serys Shessarenko (PT-MT), que ocupa uma cadeira na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI).

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, composto por quinze senadores, também tem uma mulher como membro titular. É a senadora Fátima Cleide.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: