Lúcia Vânia comemora acordo nipo-brasileiro para incentivar mercado de biocombustíveis

Da Redação | 06/03/2007, 19h42

Em discurso no Plenário nesta terça-feira (6), a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) comemorou a formalização de um acordo entre Brasil e Japão para viabilizar financiamentos de projetos para incentivar o mercado de biocombustíveis. A senadora disse que o memorando de entendimento foi assinado na segunda (5), na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.

Da tribuna, Lúcia Vânia informou que a parceria entre a Petrobras e o Banco do Japão para Cooperação Internacional tem por objetivo atrair investimentos de empresas japonesas para projetos de produção e transporte de biocombustível. A senadora informou ter participado da assinatura do documento, juntamente com o governador de Goiás, Alcides Rodrigues, e o deputado federal Roberto Balestra (PP-GO).

O acordo prevê, destacou Lúcia Vânia, recursos de US$ 600 milhões para o início, em 2008, das obras de construção de um alcoolduto que ligará os terminais da Petrobras no município de Senador Canedo (GO) à cidade de Paulínea (SP). A senadora informou que o secretário de Fazenda de Goiás, Oton Nascimento, acredita que a venda de álcool poderá render ao Brasil cerca de R$ 2,5 bilhões anuais.

A senadora aproveitou para homenagear o colega senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que iniciou as negociações para construção do alcoolduto há três anos, quando era governador de Goiás. Em aparte, Perillo disse que o alcoolduto vai significar a inserção de Goiás no mercado de exportação de etanol para outros países.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: