Expedito Júnior vai propor criação de Fundo Emergencial para Fronteiras

Da Redação | 06/03/2007, 16h53

 O senador Expedito Júnior (PR-RO) anunciou nesta terça-feira (6) que pretende apresentar uma proposta para criação de um Fundo Emergencial Temporário para Segurança nas Fronteiras, com duração de dez anos, para que os estados vizinhos a outros países possam combater os crimes de fronteira.

- Eu não tenho dúvidas de que os estados que fazem fronteira com os países vizinhos podem dar uma contribuição efetiva em parceria com o governo federal, mas é óbvio que é preciso estabelecer um convênio com repasse de recursos específicos para essa natureza - disse o senador.

Expedito Júnior comentou os resultados obtidos por seu próprio estado no combate ao crime. Segundo o senador, na gestão do governador Ivo Cassol, os índices de crimes violentos em Rondônia caíram consideravelmente graças a investimentos feitos na área de segurança pública, com aparelhamento e reestruturação do sistema.

- Em 2001, Porto Velho era a segunda capital com mais crimes violentos no país. Em 2002, o índice foi reduzido em 12,5%. Já em 2005, Porto Velho figurou como a sétima capital com mais crimes violentos. Em 2006, comparativamente com 2001, o índice foi reduzido em quase 50%, um desempenho que não foi igualado por nenhuma outra capital - afirmou o senador.

Expedito Júnior sugeriu que, após a apresentação do pacote de proposições ligadas a área penal, o Grupo de Trabalho Anti-Violência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) continue ativo e seja ampliado com integrantes das Comissões de Assuntos Sociais (CAS); de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH); e de Educação (CE). O senador também propôs que o grupo se divida em sub-relatorias temáticas "para enfrentarmos as causas da violência em toda a sua dimensão: educação, família, superlotação de presídios, Código de Processo Penal, orçamento, e tantas outras sub-relatorias quanto sejam necessárias".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: