CAE aprova programação monetária para primeiro trimestre de 2007

Da Redação | 06/03/2007, 11h32

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (6), parecer favorável à mensagem encaminhada pelo Executivo que trata da programação monetária para o primeiro trimestre deste ano. A matéria será encaminhada para votação no Plenário.

De acordo com relatório do Banco Central, que acompanha a mensagem do Executivo, registram-se reduções das projeções de crescimento da economia para este ano. Mesmo assim, as expectativas são de taxas de inflação reduzidas e de diminuição também nas taxas de juros, com "razoável dinamismo do comércio exterior". O Banco Central prevê ainda preços elevados nas commodities.

Ao analisar o cenário de 2006, o Banco Central concluiu que houve expansão das vendas no comércio da ordem de 6% no terceiro trimestre, tanto com relação ao mesmo período de 2005 como em relação ao trimestre anterior, em termos anualizados, bem como a ampliação dos investimentos, evidenciando o desempenho favorável da construção civil e o volume crescente das importações de bens de capital.

As condições do mercado de trabalho nesse mesmo período, conforme o BC, permanecem positivas, registrando-se crescimento da ocupação e da massa salarial, bem como da formalização do emprego. Segundo o relatório, o aumento da massa salarial e o processo de flexibilização da política monetária impulsionaram o volume de vendas do comércio varejista no terceiro trimestre do ano passado, em especial nos segmentos de material de construção e de veículos.

O relator da matéria foi o senador Delcídio Amaral (PT-MS). Sob a presidência do senador Eliseu Resende (PFL-MG), vice-presidente da comissão, a votação do parecer à mensagem ocorreu com a presença de dois técnicos do Banco Central. A medida foi requerida pelos senadores da CAE para atender a eventuais dúvidas sobre algum item da mensagem.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: