Plenário aprova requerimento de voto de pesar pela morte de dom Ivo Lorscheiter

Da Redação | 05/03/2007, 20h38

O Plenário do Senado aprovou requerimento de pesar pela morte do ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ivo Lorscheiter, ocorrido nesta segunda-feira (5), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O requerimento, de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), foi assinado por vários outros senadores que apoiaram as condolências apresentadas por ele à Igreja Católica e à família do falecido.

Suplicy recordou a vida religiosa de dom Ivo Lorscheiter, destacando sua luta pela reforma agrária. Dom Ivo, disse o senador, defendeu a função social da terra sem esmorecer. O senador também lembrou que dom Ivo Lorscheiter foi secretário-geral da CNBB por dois mandatos e esteve outros dois mandatos à frente da entidade durante o regime militar.

Em apartes, os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e Mão Santa (PMDB-PI) louvaram o gesto de Suplicy. Mão Santa lembrou que dom Ivo chegou a ter seu nome cogitado para Papa.

O senador Paulo Paim (PT-RS) também apresentou em Plenário requerimento de voto de profundo pesar pelo falecimento, nesta segunda-feira (5), de dom José Ivo Lorscheiter.

Apoiaram o requerimento os senadores Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Pedro Simon (PMDB-RS). Na opinião de Paim, Lorscheiter foi uma das figuras mais importantes do Brasil e da Igreja Católica.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: