Mão Santa critica baixo crescimento econômico do Brasil em 2006

Da Redação | 05/03/2007, 18h19

"O Brasil só não é o Canto do Rio da economia da América Latina porque existe o Haiti". A comparação foi feita pelo senador Mão Santa (PMDB-PI), ao lamentar que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil tenha ficado em 2,9%, durante o ano passado, enquanto o Haiti teve uma expansão econômica de 2,5% no mesmo período. A analogia com o Canto do Rio (time de futebol do Rio de Janeiro) justifica-se pelo fato, segundo Mão Santa, de aquela agremiação ter ficado sempre na última colocação em competições realizadas na década de 1950, no Rio.

O fraco desempenho econômico registrado em 2006, na avaliação do senador pelo Piauí, tem o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como responsável. Ele enumerou quatro características que o governo teria como fundamentais para o país não crescer: corrupção, sonegação, desperdício e incompetência.

- Lula da Silva é um rei sentado em um trono de quatro pernas: a primeira, que salta aos olhos é a corrupção; a segunda, a sonegação (só os pobres pagam imposto); a terceira, o desperdício, a farra dos que, por nunca terem comido mel, estão se lambuzando; a última é a incompetência - afirmou Mão Santa.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) expressou sua convicção de que a baixa inflação registrada no país e a redução na taxa básica de juros permitirão que o Brasil apresente um resultado econômico bem melhor em 2007. O senador também lamentou a morte, aos 79 anos, do bispo emérito de Santa Maria (RS), dom Ivo Lorscheiter, ocorrida na tarde desta segunda-feira (5) naquela cidade gaúcha.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: