Ideli apresenta projeto para garantir distribuição gratuita de vacina contra HPV

Da Redação | 05/03/2007, 17h26

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) abriu a semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher (8 de março) anunciando a apresentação de projeto de lei (PLS 51/07) que assegura a oferta de vacina anti-papilomavírus (HPV) à população feminina pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo informou, esse vírus atinge um quarto das mulheres sexualmente ativas no mundo e responde por 80% dos casos de câncer de colo do útero.

Ao defender a iniciativa em Plenário, nesta segunda-feira (5), Ideli revelou que os Estados Unidos começaram a aplicar a vacina em agosto de 2006 e que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou sua comercialização no Brasil em novembro passado. A imunização destina-se à população feminina na faixa etária dos 9 aos 26 anos e é feita em três doses, aplicadas no prazo de seis meses.

O alto custo da vacinação contra o HPV, que varia de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil, foi outro estímulo à apresentação do projeto por Ideli. Conforme ressaltou, só a vacinação contra o vírus pelo SUS é capaz de garantir a prevenção às mulheres de baixa renda. A parlamentar lembrou ainda que o exame de papanicolau não se destina a evitar a contaminação pelo vírus - função da vacina -, mas a detectar casos de câncer de colo de útero

Atualmente, estima-se que 15% das brasileiras entre 18 e 60 anos estejam infectadas pelo vírus, incidência de contágio que salta para 40% na faixa de mulheres entre 16 e 24 anos. Só em 2003, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, mais de 4 mil mortes por câncer de colo do útero foram registradas no país. Ideli salientou que a expectativa é de que o número de mortes pela doença chegue a 16 mil em 2007. A Região Centro-Oeste é a de maior incidência de câncer de colo do útero, com média de 32 casos a cada 100 mil mulheres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: