Romeu Tuma chama atenção para o déficit habitacional brasileiro

Da Redação | 01/03/2007, 19h27

Em discurso dado como lido nesta quinta-feira (1º), o senador Romeu Tuma (PFL-SP) chamou a atenção para o problema dos sem-teto no Brasil. Tuma informou que, segundo estudo do Ministério das Cidades, de 2005, o déficit habitacional absoluto do Brasil é de 7,2milhões de moradias, e que o déficit de adequação domiciliar, referente ao número de moradias inabitáveis, é superior a 12 milhões de unidades. O senador salientou que certamente os números já estão em patamares mais elevados, uma vez que muito pouco foi feito nos últimos dois anos para combater a falta de moradias no país.

Tuma denunciou que o plano habitacional anunciado pelo governo no segundo semestre de 2006 beneficia apenas famílias com renda igual ou superior a cinco salários mínimos, justamente a fatia da população que menos precisa de auxílio habitacional. Além disso, a oferta de crédito é superior nas Regiões Sudeste e Sul, enquanto as famílias mais necessitadas se encontram nas Regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Por fim, o senador alertou para a situação de 30 mil famílias que correm o risco de ser despejadas com o fim de contratos de compra da casa própria assinados no final dos anos 80. Para ele, os mutuários devem, no mínimo, receber descontos significativos no pagamentos de suas dívidas, uma vez que muitos devem saldos muito superiores ao valor de mercado dos imóveis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: