Marconi Perillo reverencia Semana da Arte Moderna de 1922

Da Redação | 01/03/2007, 20h16

O senador Marconi Perillo (PSDB-GO) destacou o transcurso dos 85 anos da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, no teatro Municipal de São Paulo. A semana representou um marco cultural para o país e revelou nomes para a literatura (poesia), teatro, música, artes plásticas e arquitetura.

Entre estes, destacam-se Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Heitor Villa-Lobos e Anita Malfatti, expoentes do movimento que depois ficou conhecido como antropofagismo.

- Gente que virou as costas aos ditames clássicos da prosa e da poesia, gente que rompeu com as regras, a métrica, o modelo, para criar livre de qualquer padrão. Exceto por Graça Aranha (escritor maranhense), o grupo ruidoso e provocador só tinha jovens intelectuais de São Paulo - recordou.

Perillo avaliou ainda que o caráter verdadeiro do personagem Macunaíma, de Mário de Andrade, "era exatamente o de exaltar a brasilidade. Dar um grito em favor da cultura genuinamente brasileira".

O parlamentar por Goiás recebeu aparte do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que enalteceu a semana cultural modernista do começo do século passado e também a iniciativa do "mais jovem senador na Casa" de homenageá-la.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: