Marina Silva e Celso Amorim debaterão aquecimento global

Da Redação | 27/02/2007, 13h19

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, virão expor a posição do governo brasileiro sobre as ações relacionadas ao aquecimento global, em audiência pública na Subcomissão Permanente do Aquecimento Global, que funciona no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). O debate sobre os impactos das mudanças climáticas foi aprovado nesta terça-feira (27) pela subcomissão. A data da reunião ainda não foi marcada, mas o presidente do colegiado, senador Renato Casagrande (PSB-ES), acredita que a audiência poderá ocorrer já na próxima semana.

Também ficou definido o cronograma inicial dos trabalhos da subcomissão. Os parlamentares decidiram que irão realizar pelo menos três audiências públicas fora de Brasília. Uma delas será em São Paulo, maior centro industrial do país e, conseqüentemente, conforme avaliaram os senadores, o grande emissor de gases poluentes. Outras duas reuniões serão feitas na Região Norte, a fim de que sejam discutidos o avanço da fronteira agrícola e as conseqüências do desmatamento promovido nas florestas para o desenvolvimento de lavouras.

Ficou determinada ainda a realização de um seminário no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) sobre a matriz energética brasileira, incluindo-se, no debate, as fontes de energia como a solar, a eólica e até a energia nuclear.

- Queremos discutir principalmente a questão do uso da energia nuclear. Eu particularmente sou contra, mas existem diversas correntes que a defendem, pois apesar de produzir resíduo, não há emissão - disse Renato Casagrande.

O senador também destacou a necessidade de se reativar o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, coordenado pelo professor e físico Luiz Pinguelli Rosa, que está, segundo lembrou o parlamentar, "praticamente desativado". Renato Casagrande disse ainda que é preciso cumprir a determinação do decreto que criou o fórum (Decreto 3.515/00), que prevê a instalação de fóruns estaduais. O senador pretende, inclusive, convidar o cientista para uma audiência pública.

O presidente da subcomissão anunciou ainda a intenção de convidar o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, para apresentar pesquisas de eficiência energética conduzidas pelo órgão. Também serão convidados os três pesquisadores brasileiros que participaram da elaboração do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento, divulgado em janeiro, concluiu que a ação do homem sobre a natureza é a principal responsável pelo aquecimento global e prevê um cenário de catástrofe até o final do século, com a elevação do nível dos oceanos e a intensificação de fenômenos naturais como os furacões.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: