Serys Slhessarenko aponta crescimento da consciência ambiental

Da Redação | 26/02/2007, 16h45

Recém-chegada de um seminário parlamentar em Washington acerca das mudanças climáticas globais, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) disse ter voltado com a impressão de que a consciência ambiental cresceu bastante, inclusive entre os empresários. O encontro foi promovido pelo G8+5 (grupo dos oito países mais desenvolvidos e cinco emergentes): Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá, Rússia Brasil, China, Índia, México e África do Sul.

A parlamentar elogiou a iniciativa - segundo ela a primeira a reunir parlamentares para o debate de um tema que a cada dia fica mais urgente -, e sugeriu um amplo debate no Brasil preparatório aos próximos encontros (na Alemanha, em junho, e no Japão, em janeiro de 2008), de modo que os parlamentares brasileiros compareçam às discussões com propostas concretas.

A senadora defendeu a aplicação de medidas de conservação necessárias ao desaquecimento global, e observou que mesmo dentro dos Estados Unidos, o país que mais emite gases causadores do efeito-estufa, mudanças importantes estão se operando: o estado da Califórnia, por exemplo, está adotando políticas independentes do governo federal, que se recusa a assinar o protocolo de Kyoto, documento internacional com as metas de emissão.

Serys, que foi aparteada pelos senadores Heráclito Fortes (PFL-PI) e Sibá Machado (PT-AC), disse ter ficado bastante impressionada com o entusiasmo dos participantes do fórum em relação à capacidade brasileira na área de biocombustíveis, especialmente o etanol (álcool). Há entre os participantes do G8+5 um grande interesse em discutir o potencial que esses biocombustíveis têm para o controle do clima.

Além de Serys, estiveram em Washington o senador Renato Casagrande (PSB-ES) e o deputado Antonio Palocci (PT-SP).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: